Seguidores

terça-feira, 10 de julho de 2012


Onde está a “verdade verdadeira”?



Caros amigos.

Eu já estudo o misticismo há 35 anos, participei de várias organizações e atualmente ainda participo de muitas delas.

Foi, e está sendo, muito interessante verificar que em alguns casos os ensinamentos são bastante parecidos, em alguns casos, exatamente os mesmos, já em outras, os ensinamentos são antagônicos com as outras. Isso sempre me fez pensar, “quem é possuidor da verdade?”.

Sempre ouvimos dizer que a verdade é única, e eu acredito que tem que ser assim, caso contrário, voltaríamos ao caos de onde saiu a ordem, mas aparentemente a verdade possui algumas “versões diferentes”.

Em algumas organizações, temos o benefício da experimentação prática, onde temos a chance de constatar individualmente a veracidade ou não de certa lei ou princípio.

Como exemplo, cito a lei da reencarnação, (embora esta seja quase uma unanimidade em todas as organizações), onde com a aplicação de certos princípios esotéricos é perfeitamente possível recordar algumas passagens de nossa última encarnação e até anteriores a esta. Isso eu posso falar por experiência própria.

Porém vamos mais longe um pouco. Como hoje em dia a informação está muito mais fácil de ser obtida, sabemos que vários cientistas e os céticos em geral, tentam explicar essas experiências como fantasias da mente, algo criado por nós mesmos e não fruto da lembrança de outras vidas. Eles afirmam categoricamente que a vida é fruto de reações químicas e elétricas no corpo humano, que nada tem a ver com a presença de um ser espiritual que está dentro de nós e que na chamada morte física não é destruído e pode encarnar novamente em um novo corpo físico, no recém-nascido.

Se formos pensar analiticamente, eles têm razão, pois para a ciência algo que não pode ser medido, observado, estudado, catalogado, etc. em seus laboratórios simplesmente não existe. Assim, pode-se colocar em questão a própria existência da Divindade. O que é Deus na visão científica?

O que tenho notado atualmente, é que essa visão está adquirindo muitos adeptos! Os documentários que existem hoje em dia em canais pagos como a Discovery Chanel, History Chanel, entre outros, estão sempre divulgando novas teorias científicas a esse respeito, e confesso que quando assisto, sou obrigado a crer que eles têm razão, pois seus argumentos são fortíssimos e muito bem fundamentados.

O universo não seria uma criação Divina e sim algo que teve início no chamado Big-Bang e continua se expandindo até hoje.

Os efeitos da chamada “quase morte”, aonde a pessoa chegou a ver seu corpo deitado, ver luzes, etc., não passaria de impulsos elétricos do cérebro que estaria tentando encontrar sentido para aquela situação e cria fantasias que são interpretadas como realidade.

Voltando à diferença entre os ensinamentos, em algumas Ordens é ensinado que o corpo do homem é composto de três partes: O Corpo Físico, a Personalidade e a Alma. Segundo essa visão, o corpo físico é o receptáculo para os outros dois; a Personalidade é a parte que acumula todas as experiências de todas as vidas passadas e a atual, e a Alma é a parcela da Divindade dentro de nós que sendo parte Dela, com a morte retornaria para Deus.

Outras Ordens, afirmam que o homem é composto apenas de duas partes: o Corpo Físico e o Corpo Espiritual, sendo que este seria ao mesmo tempo a parcela divina dentro de nós a as experiências seriam acumuladas também por essa parte. Quando da transição, o Corpo Espiritual retornaria ao seu local de origem, onde aguardaria uma nova encarnação para continuar seu desenvolvimento.

Outras Ordens ainda seguem o mesmo padrão acima, porém afirmam que durante a estadia da Alma no plano Astral, estaria continuando seu desenvolvimento também.

Algumas Ordens afirmam a existência de Mestre Cósmico, ou mentes que encarnadas ou não seriam nossos guias no desenvolvimento nesta existência, outras, já acreditam que existe apenas nosso Mestre Interior, ou seja, aquele ser Espiritual que habita dentro de nós e possui a sabedoria de diversas encarnações.

Citei apenas alguns casos, mas poderia me estender bastante nesse assunto, porém fica a questão em aberto:

QUEM TEM O VERDADEIRO CONHECIMENTO?

 JCBoscolo – FRC – SI - MI - 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário